Urban Music

música alternativa, rock, indie, pop, eletrônica e afins

sábado, julho 29, 2006

SHOWS

O segundo semestre vai ter um monte de shows legais, principalmente de bandas britânicas.
Segue uma lista das atrações que vão rolar no Brasil:

Franz Ferdinand e Art Brut, Motomix: 16/9, em SP
Gang of Four, Campari Rock: 6/9, em SP, 8/9, em Florianópolis, e 9/9, em BH. Com The Cardigans
New Order, 13/11 e 14/11, em SP, e 16/11, no Rio
Underworld, Creamfields Brasil: 18/11, no Rio; e 14/11, em evento do clube Sirena
Dogs, 2 e 3/9, em Curitiba
Ladytron, Nokia Trends: em novembro, em SP
Goldfrapp (a confirmar), Tim Festival: em outubro e novembro, em cidades a definir
Yeah Yeah Yeahs no Tim Festival: em outubro e novembro.

segunda-feira, julho 24, 2006

Cheated Hearts

A banda Yeah Yeah Yeahs havia lançado um concurso em seu site pedindo para os fãs enviarem vídeos imitando a banda para o clip da música Cheated Hearts (do álbum Show Your Bones).
As fitas podiam ser enviadas até o dia 16 de junho para serem escolhidas.
O vídeo já está pronto e o resultado ficou engraçado. Confira aí:

RADIODREAD


O clássico álbum OK Computer do Radiohead vai ganhar uma versão reggae feita pelo grupo Easy Star All-Stars. O nome do cd vai ter o conveniente e bem-humorado nome de Radiodread e está previsto pra ser lançado em 22 de agosto. Todas as faixas do aclamado cd vai ganhar uma versão reggae com atmosfera dub.
Esse mesmo grupo já fez algo semelhante com o Pink Floyd com o nome de "The Dub Side of the Moon".
Vai ser interessante ver o resultado das músicas e letras angustiantes do Ok Computer nessa versão rasta. É aguardar pra ouvir. Dizem que Thom Yorke ouviu uma das músicas e aprovou a transformação. Será?

domingo, julho 16, 2006

GAINSBOURG


Foi lançado recentemente um disco tributo ao cineasta, cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, com vários artistas da cena atual. Gainsbourg faleceu em 1991 e foi um dos ícones pop da França nos anos 60, porém sem ter muita repercussão internacional, mas que mesmo assim influenciou muita gente.

O disco chamado de “Monsieur Gainsbourg – Revisited” tenta internacionalizar a obra do compositor francês. E é bem interessante, embora se perca um pouco a sensualidade e até mesmo a pieguice intencional das músicas de Gainsbourg, já que todas as músicas deles são cantadas originalmente em francês e nessa homenagem todas as músicas estão em inglês. Porém as músicas não deixam ter seu brilho.

A música mais conhecida dele é "Je T'Aime Moi Non Plus" de 1969, que você certamente já ouviu mas não sabe o nome, simula orgasmos femininos e na época foi cantado por sua esposa Jane Birkin. Parece música de motel mas é legal. No tributo quem canta é Cat Power e Karen Elson, que perdeu um pouco a sexualidade da versão original mas mesmo assim a música ficou redondinha e os versos em inglês não saem da cabeça depois de você ouvir.

Outra música interessante é cantada pelo grupo Portishead, que está sumido e sem previsão de lançarem disco novo. Eles tocam “Requiem for Anna”, música curta mas uma das melhores do disco, que tem batida forte e até uma guitarra pesadinha. Pena que o vocal sensacional de Beth Gibbons é apenas susurrado nessa música, mas está dentro do clima da canção.

Presença legal também é do pessoal do Franz Ferdinand, cantando “A song for sorry angel” ao lado de Jane Birkin, bem no estilo rock retro indie da banda.
Além disso, participam Michael Stipe, vocalista do R.E.M., cantando “L´Hôtel”, com versos mais falados do que cantados, uma das características de Stipe.
Tem também Placebo (The ballad of melody Nelson), Tricky (Au revior Emanuelle), The Kills (I call it art), entre outros.

sábado, julho 08, 2006

GOLDFRAPP

No começo dos anos 90 Allison Goldfrapp participou nos vocais de discos do Orbital e Tricky. Já no final daquela década a moça se juntou com Will Gregory formando a dupla que ganhou seu sobrenome: Goldfrapp. O primeiro disco lançado por eles é “Felt Mountain”, com ótimas baladas eletrônicas. Depois lançaram o “Black Cherry”, sendo um disco mais dançante. Em 2005 eles lançaram na Europa seu terceiro álbum, “Supernature” que chegou agora em 2006 aqui no Brasil. Com uma sonoridade mais pop, fazem um electro-pop e também podemos dizer uma música mais sensual. O primeiro single lançado foi “Ooh la la”, que foi de grande sucesso na Europa. Outras músicas boas do disco são “Ride a White Horse” e “Number 1” que tem um vídeo engraçado, como se pode ver aqui abaixo. Mas esse terceiro álbum nem se compara com o primeiro que pra mim é de longe o melhor dos três lançados pela dupla.