Urban Music

música alternativa, rock, indie, pop, eletrônica e afins

quarta-feira, junho 28, 2006

VÍDEOS LEGAIS

O site de música Pitchfork divulgou uma lista do que eles consideram os 100 melhores vídeos de música. O bom é que pela lista já dá pra ver os vídeos através do link que eles colocaram do Youtube. O site relacionou os vídeos por ordem alfabética dos artistas e não por ordem classificatória, não tendo assim nenhum ganhador, o que não deixa de ser justo.

Toda lista é meio duvidosa e não se sabe direito os critérios utilizados, mas até que é interessante. Segundo o site os vídeos foram escolhidos por serem muito bons ou mesmo muito ruins. Pela lista parece que eles escolheram os mais clássicos, de diferentes estilos de música e que de certa forma influenciaram grande parte dos clips produzidos hoje em dia. Há alguns nomes um pouco estranhos e desconhecidos e alguns bem antigos mesmo como do A-ha de 1985, Cindy Lauper (Girls just wanna have fun) de 1984, Duran Duran (Hungry like the wolf) de 1982 e até Kraftwerk de 1978!!

Mas tem também alguns clips atuais como do White Stripes (My doorbel) e um muito bom que eu não conhecia do Vitalic (Poney Pt. 1) que mostra uns cachorrinhos voando em câmera lenta.
Um dos meus favoritos da listagem é Björk (Triumph of a heart), que mostra a doida da islandesa enchendo a cara e esfolando a cara no asfalto de tão bêbada....ahahah...muito bom! Além dela, outros que gosto são Blur (Coffee & TV) do casal de caixinhas de leite apaixonados; Air (Kelly watch the stars) da jogadora de ping pong; Radiohead (Just) que fica aquele mistério no final do clip pra tentar entender o que o cara deitado no chão falou; e Sinéad O´Connor (Nothing Compares 2U), bem simples mas emocionante que se tornou clássico devido a careca chorar no vídeo.

É bem divertido dar uma olhada nos clips, basta clicar no link aqui

sexta-feira, junho 23, 2006

Pra valer


Agora vai ter um show de verdade da banda escocesa Franz Ferdinand no Brasil. Vai ser a segunda vez da banda no Brasil. A primeira não conta muito, pois eles vieram em São Paulo para tocar na abertura do show do U2. Então o público que estava lá queria ver mesmo os irlandeses e não eles.
O FF pelo jeito vai ser uma das atrações principais do Motomix Art Music 2006, festival patrocinado pela Motorola que acontecerá em setembro. O envento acontecerá no Espaço das Américas em São Paulo, mas a banda tocará também no Rio de Janeiro.
O bom é que o Motomix vai dar mais espaço para o rock esse ano, já que nas outras edições sempre foi mais voltado para a música eletrônica. Além do som indie do Franz Ferdinand, o festival ainda vai contar com o Peter Hook do New Order (uma das melhores atrações ao lado do Franz!!), a cantora chatinha Britney norueguesa Annie, o duo eletrônico americano Adult entre outros a serem divulgados.

domingo, junho 18, 2006

TIM TIM


Está confirmado que a dupla francesa de música eletrônica, Daft Punk, vai tocar mesmo por aqui no Tim Festival no final de outubro, tanto no Rio de Janeiro (dia 27/10) como em São Paulo (29/10). Será uma das principais atrações do festival já que o Radiohead não vem mesmo.
A dupla Guy-Manuel de Homem-Cristo e Thomas Bangalter faz muito sucesso com seu som e visual robótico e em sua música há muito sample e “vocoder” (voz com efeito robótico). Provavelmente veremos os dois travestidos de robôs, tocando seus hits com influência disco, punk, funk e rock, sendo considerados um dos criadores do gênero “disco punk”, com admiradores e seguidores como o pessoal do LCD Soundsystem. Eles têm três discos lançados, entre eles o primeiro “Homework” com singles de sucesso como “Around the World” e “Da Funk”. O último trabalho (“Human After All”), ironiza o visual e som robótico da banda e conta com o sucesso “Technologic”, que foi até trilha de um comercial de celular. A dupla se apresentará pela primeira vez no Brasil. Ótimo!!!





Falando em Tim Festival, outro que deve se apresentar por aqui é o cantor riponga venezuelano radicado nos Estados Unidos Devendra Banhart. O nome parece de cantora mas é cantor mesmo. Seu último álbum (“Cripple Crow”) foi muito elogiado pela crítica, com um som folk mais alegrinho do que seus trabalhos anteriores (Rejoicing in the hands e Niño Rojo), com certa influência latina e indiana e desta vez sendo acompanhado por uma banda. Além do visual neo-hippie, as letras também não fogem dessa linha, com dizeres contra a guerra, a favor do lema riponga paz e amor e até com homenagem aos Beatles.
Seu estilo não segue tendências e modismos atuais, o que lhe garante certa qualidade e destaque no cenário musical atual, além de ser dono de uma voz bonita e envolvente que não canta só em inglês. Um dos defeitos do cantor é gostar demais do Caetano Veloso.

quarta-feira, junho 07, 2006

YEAH!!


O trio nova-iorquino Yeah Yeah Yeahs comandado pela energética vocalista Karen O, que faz um som punk, indie, garagem (chame como quiser) está de álbum novo chamado “Show Your Bones”. É o segundo álbum oficial, sucessor da ótima estréia com “Fever to Tell”. Mas, como sempre, ainda não chegou no Brasil.
O segundo álbum era muito aguardado devido ao grande sucesso de crítica do primeiro que realmente é muito bom. Porém, “Show Your Bones” é um pouco diferente da estréia da banda, pois está com um som mais limpo, mais redondinho. O primeiro era bem mais cru, mais underground, com letras divertidas, pervertidas e com o vocal insinuante e sensual de Karen O.
Mas esse segundo trabalho também tem suas qualidades, não deixando nada a desejar. A maioria não tem os gritinhos de Karen O, com exceção de “Mysteries” e algumas outras. O som do guitarrista Nick Zinner está ótimo em várias faixas como “Phenomena” e “Honeybear”. Dá pra se notar também que tem mais músicas fofinhas e calminhas como “Dudley” e “Sweets”. E por falar nisso, “Warrior” é uma das melhores faixas do álbum, começando de maneira bem despretensiosa, meio acústica, mas com grande pegada.
Outro destaque são os shows da banda que acontecem de forma bem contagiante e a vocalista Karen O não pára quieta um segundo, pulando, gritando, fazendo várias estripulias sem perder o fôlego no vocal. Talvez a gente tenha a oportunidade de conferir essa ótima performance da banda, pois cogitou-se a vinda do trio para tocar no Tim Festival em São Paulo em meados de outubro, porém não se tem nenhuma informação oficial ainda. Tomara que venham mesmo.
Segue um vídeo do primeiro álbum como uma amostra do som da banda. A música é “Maps”, uma das melhores faixas e a mais melódica também.

quinta-feira, junho 01, 2006

THE ERASER


O disco solo de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, está previsto pra ser lançado oficialmente em julho. Mas a boa notícia é que o álbum, chamado The Eraser, já vazou pela net sendo encontrado em mp3.
Thom disse que o disco solo não significa o fim da banda, podem ficar sossegados que um disco novo do Radiohead já está quase pronto.
The Eraser foi escrito por Thom que também toca todos os instrumentos. A produção ficou por conta de Nigel Godrich, que já trabalhou com a banda em OK Computer.
O disco tem nove faixas: "The Eraser", "Analyse", "The Clock", "Black Swan", "Skip Divided", "Atoms For Peace", "And It Rained All Night", "Harrowdown Hill" e "Cymbal Rush".

Segue o link pra baixar as músicas:
http://dl1.uploadgalaxy.com/files/a745f40e4363/the_eraser.zip